domingo, 23 de novembro de 2008

24/04 - Familia pós-moderna

Na aula de hoje ouvimos o texto O Gramático, de Humberto de Campos e pudemos analisar a situação do velho professor de gramática numa sala de aula ainda hoje. Comentamos a respeito do papel da família em duas épocas distintas, a turma foi dividida em dois grupos: a favor e contra a atuação da familia na vida escolar dos filhos. Foi um assunto bastante polêmico e que gerou muita discussão de todos envolvidos.

Tivemos também um momento de leitura quando a professora Tamar aplicou a técnica dos três olhares para a leitura: primeiro olhar - o da formatação do texto - o texto atende ao formato exigido? segundo olhar - o aluno aprofundou em seu texto? as idéias estão conectadas?houve argumentação das idéias expostas, dentro do gênero solicitado?; terceiro olhar - o olhar da parte gramatical; repetiu palavras? a pontuação está adequada? flexiona os verbos? o uso dos pronomes está correto?

Conseguimos fazer uma análise bastante produtiva a partir dos textos de nossos alunos , levados para sala. Verificamos que muitas vezes nos fixávamos apenas na parte ortográfica,fixávamos, porque a partir de agora sabemos que com a técnica dos três olhares a correção é muito mais abrangente e é a que realmente mostra ao aluno onde ele pode melhorar.

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial